Chrysolophus amherstiae
Os machos adultos medem entre 100-120 cm de comprimento, sua cauda é responsável por 80 cm do comprimento total. É inconfundível com sua capa nucal branca e preta, com uma crista vermelha. A longa cauda e garupa são cinzenta, vermelha, azul, verde escuro, branca e amarela. A “capa” pode ser levantada em exibição. Esta espécie está intimamente relacionada com o faisão dourado. O bico é cinzento e tem pernas cinza-azuladas. A fêmea é muito menos vistosa, possuindo uma plumagem castanha mosqueada mais opaca. Ela é muito parecida com a fêmea do faisão dourado, mas tem a cabeça mais escura.
Hábitos
São aves tipicamente terrestres, mas que se empoleiram nas árvores à noite. Assim como outras aves da ordem dos Galináceos ele tem baixa capacidade de voo, preferindo muitas das vezes correr em caso de fuga.

Atividade

Diurna
Vida social

Solitário
Dieta

Omnívoro
Reprodução
As posturas ocorrem principalmente de março a maio. A postura é realizada no solo e consiste em 10 e 12 ovos, que são incubados durante 24 a 27 dias apenas pela fêmea. As crias são nidífugas, isto é, abandonam o ninho precocemente, neste caso imediatamente após a eclosão; depois, começam a alimentar-se sozinhas, seguindo a progenitora até serem independentes.
Classe: Aves
Ordem: Galliformes
Família: Phasianidae
Tamanho:

60-80 cm
Peso:

1 – 1,5 Kg
Distribuição:

Asia