Equus asinus
O burro é muito parecido com os cavalos. As orelhas são mais compridas, permitindo que a perceção dos sons seja maior. Cabeça e as pernas têm as mesmas características dos cavalos. Os cascos são parcialmente pequenos. Os pelos são curtos. As crinas deste animal são curtas e voltadas para sim, mas há casos em que podem ser longas e caídas, assim como a dos equinos. Seu peso pode variar entre 250 quilos a 400 quilos e a altura entre 1,30 metros e 1,50 metros. O seu relincho pode alcançar mais de 3 a 4 quilômetros de distância.
Hábitos
Em termos veterinários, estes animais não precisam de tanto cuidado destes profissionais. Isso porque não precisam de atenção significativa, somente cuidados normais na propriedade em que vivem. Como, por exemplo, o controle de carrapatos e de vermes, a higienização de estábulos e baias de alimentação, entre outros. Por terem cascos duros, essa dureza é comparada ao marfim. Em trabalhos realizados em terrenos planos eles não precisam ser ferrados. Ao passarem por trilhas montanhosas, começam a se comportar como cabras, subindo passo a passo sem que seus dotes físicos sejam esgotados e progredindo de forma contínua por horas sem descanso

Atividade

Diurna
Vida social

Manadas
Dieta

Herbivoro
Reprodução
O cio tem a duração aproximada de 6 dias, variando entre os 2 e 8 dias, e uma ciclicidade de 17 a 30 dias, sendo o intervalo interovulatório médio de 24 dias. O período de cobrições mais frequente estende-se de abril a junho, com uma média da gestação de 12 meses, podendo variar entre 11,5 e 13 meses.
Classe: Mammalia
Ordem: Perissodactyla
Família: Equidae
Tamanho:

100-150 cm
Peso:

80 – 480 Kg
Distribuição:

Etiopia